Série Violões da AV-Rio 2023

04 de Março.Rafael Sepulveda. Neste recital de abertura da Série Violões da AV-Rio em 2023, Rafael Sepulveda, um dos mais destacados jovens violonistas do Rio de Janeiro, está desfrutando do prêmio “Série Violões da AV-Rio” que recebeu com a 2ª Colocação no II Concurso Nacional Virtual de Violão da AV-Rio: Homenagem a Turibio Santos, realizado em 2021. No recital, Rafael apresenta obras de Baden Powell, Pixinguinha, Sebastião Tapajós, Paulinho da Viola, do cubano Leo Brouwer e do argentino Máximo Diego Pujol, além do Rondó Op. 2 Nº. 3 de Dionisio Aguado.


01 de Abril.Ederaldo Sueiro. É um dos mais talentosos jovens violonistas do Brasil da última década,tendo vencido todos os certames nacionais das quais participou. Realiza sua estreia carioca apresentando um programa excepcional, incluindo a Chaconne de J. S. Bach, a Nocturnal de Benjamin Britten e a primeira audição carioca de The Black Widow de Jaime Zenamon.


06 de Maio.Duo Madri. Neste recital, o Duo Madri, formado pelas violonistas Adriana Ballesté e Mara Lúcia Ribeiro, propõe uma viagem que começa com o classicismo de C. G. Scheidler, um virtuose alemão do alaúde e do violão, depois seguindo com obras impressionistas de Fauré e Debussy. O restante do programa é dedicado a obras emblemáticas dos repertórios latino-americanos e do nacionalismo espanhol.


03 de Junho. Gilson Antunes (UNICAMP). Consolidou-se no cenário do violão como um hábil e versátil instrumentista. Ao longo de mais de 30 anos de apresentações em recitais, bem como gravações em áudio e vídeo, Gilson Antunes vem recebendo reconhecimento de crítica e público. Seu extenso repertório compreende autores entre John Dowland e Frank Zappa, criando uma conexão entre a arte sensível da interpretação para violão, mecanismo técnico bem focado e estudo musicológico fundamentado.

01 de Julho. Anna Leone.

05 de Agosto. Camarata de Violões: lançamento do DVD

02 de Setembro. Mario da Silva (EMBAP)

07 de Outubro. Homenagem a Leo Soares (UFRJ): recital de discípulos dele.

04 de Novembro. Marcus Ferrer (UFRJ): viola caipira

02 de Dezembro. Luiz Carlos Mantovani (UDESC)