
Há 25 anos – 20 de janeiro de 2001 – a Associação de Violão do Rio nasceu pela vontade de dezenas de violonistas profissionais, estudantes e amadores em fundar a primeira associação de violão brasileira do século XXI. O Festival AV-Rio 25 Anos é uma celebração de 25 anos de dedicação à arte, aos encontros de violonistas e à persistência. E também, é um elo que conecta passado, presente e futuro.
Entres nossos feitos: a Série “Violões da AV-Rio”, que começou em 2001 e persiste até hoje, principalmente pelas contribuições dos instrumentistas do Rio de Janeiro, que realizaram aproximadamente 80 % dos recitais. Em paralelo, a série “Sarau da AV-Rio”, no Centro de Referência Arthur da Távola (Prefeitura do Rio de Janeiro) e tem um recital mensal. Nossos convênios passados e atuais incluem a Prefeitura de Niterói, o SESC Rio, o CCJF- Rio e o Espaço Cenáculo. São tantas realizações que não dá para enumerar entre os concertos, concursos, obras compostas para certames, CDs, saraus, projetos sociais e orquestras. Mas o mote central da AV-Rio é a coletividade, a união entre violonistas profissionais, estudantes e amadores.
Celebraremos esta coletividade com o Festival AV-Rio 25 Anos, que será realizado entre 17-25 de janeiro de 2026 no Espaço Cenáculo. Todos os recitais (menos o de 18 de janeiro) acontecerão neste espaço (do lado do Metrô do Largo do Machado (R. Almirante Tamandaré 66, 3o piso).
Entre as atrações do Festival AV-Rio 25 Anos: a premiadíssima violonista grega Ioanna Kazoglou, apresentando dois recitais distintos; um espetáculo unindo violão e dança com Mario da Silva, “Aficionados do violão: dedos que falam”, “Fundadores da AV-Rio”, “Projeto AV-Rio Social”, “Caminhos do Violão Brasileiro: Música de Concerto”, “Trilhas Sonoras: O Violão e o Cinema / Henrique Bonna /Orquestra Caipirando (viola caipira)”, “Vozes do Violão no Século XXI” (recital de jovens) e “Caminhos do Violão Brasileiro: MPB”.
Todos os recitais terão ingressos populares: R$ 20 e R 10, excetuando os de Ioanna Kazoglou (R$ 60 e R 30).





