Treze instrumentistas disputaram o I Concurso Nacional de Violão- Homenagem a Fred Schneiter, que o Teatro Municipal de Niterói e a Associação de Violão do Rio de Janeiro realizaram entre 7 e 10 de agosto de 2002. Os semifinalistas foram: Alexandre Moschella (SP), Aliéksey Vianna (MG), Alisson Alípio Cardoso Monteiro (PR), André Marques Porto Moreira (RJ), João Luiz Rezende Lopes (SP), João Ranoe Tavares da Silva (PE), Lucas Marques Porto (RJ), Luís Leite (RJ), Marco Antonio Correia Lima (RJ), Marcos Flávio Nogueira da Silva (MG), Michel Barbosa Maciel (MG), Ricardo Miranda de Novais (MG) e Thiago Colombo de Freitas (RS).
O corpo de jurados foi formado pelos músicos Edino Krieger, Henrique Pinto, Jodacil Damaceno, Leo Soares, Luís Carlos Barbieri, Maria Haro, Mário Ulloa, Nicanor Teixeira, Nicolas de Souza Barros, Paulo Pedrassoli e Sérgio Abreu. Os primeiros colocados receberam prêmios em dinheiro e violões assinados por Jó Nunes, Mário Bezerra e João Maurício, entre outros prêmios.
O Concurso contou ainda com a exposição Tributo a Fred Schneiter, de 7 de agosto a 1º de setembro, na Sala Carlos Couto, anexa ao Teatro. A mostra exibiu cartazes de concertos do Duo Barbieri-Schneiter Brasil afora, fotografias, matérias publicadas em jornais e revistas, partituras originais, depoimentos de músicos e artistas plásticos, a exibição de vídeo de entrevistas feitas para a TV e um exemplar do livro Poemas dos Tempos-Duetos escrito em parceria pór Fred Schneiter e Cyana Leahy.
Fred Schneiter nasceu em Salvador(BA), em 3 de outubro de 1959. Largou o curso de Engenharia Elétrica e veio para o Rio de Janeiro em 1981, para fazer vestibular para a graduação em violão. Estudou na UniRio, concluindo o Bacharelado em Música, habilitação em violão. Lançou CDs, idealizou e coordenou projetos e fez apresentações nacionais e internacionais. Faleceu no Rio de Janeiro, em 5 de maio de 2001, vítima de infarto agudo.
I Concurso Nacional de Violão- Homenagem a Fred Schneiter
Teatro Municipal de Niterói – de 7 a 10 de outubro de 2002
Premiados:
1º – Alieksey Viana (MG)
2º – Thiago Colombo (RS)
3º – Michel Maciel (MG)
Melhor Intérprete de Fred Schneiter – Marco Lima (RJ)
Melhor Intérprete de Edino Krieger – Alieksey Viana (MG)
Fontes:
https://mostrafred.com
http://memoria.ebc.com.br/agenciabrasil/node/599268