Curso de Iniciação ao Violão Clássico
Luis Carlos Barbieri (Coordenador)
O Projeto AV-Rio Social foi implantado em março de 2009, no Centro Espírita Israel Barcelos, em Bento Ribeiro, Rio de Janeiro. O Núcleo iniciou as suas atividades com quatro professores: Augusto de Moura, Armildo Uzeda, Olivia Araújo e Luis Carlos Barbieri (coordenador), que acolheram uma grande demanda de alunos inscritos. As matrículas acontecem por ordem de inscrição, no mês de janeiro de cada ano, em data previamente anunciada, e, anualmente, todas as vagas são preenchidas.
O projeto consiste em oferecer aulas gratuitas de violão através do Curso de Iniciação ao Violão Clássico e tem a duração mínima de três anos (para alunos a partir dos 13 anos de idade) ou cinco anos (para alunos que iniciam na Turma Infantil, crianças com até 12 anos de idade). Dividido em 1º, 2º e 3º anos e turmas Infantil 1 e Infantil 2, o curso oferece aos alunos, após a sua conclusão, a possibilidade de ingressarem na Camerata Francisco de Assis, destinada a dar continuidade na prática da música de câmara.
O conteúdo deste curso é formado pelo aprendizado da leitura de partituras, cifras e tablaturas, conhecimentos gerais sobre a cultura violonística, prática de apresentação pública e da música de câmara. São emitidos certificados de conclusão ao final do curso.
Em 2019, os alunos, e a comunidade local, também tiveram acesso ao Ciclo de Palestras Av-Rio Social, que trouxeram temas relevantes ao instrumento. As palestras aconteceram no Centro Espírita Israel Barcelos e foram ministradas pelos próprios professores de violão do projeto.
Atualmente, o projeto dispõe de cinco professores: Ismael Orozco Delorenzi, Luis Carlos Barbieri, Max Riccio, Olívia Araújo e Sérgio Ricardo Nogueira.