III CONCURSO NACIONAL VIRTUAL DE VIOLÃO DA AV-RIO

– 2023 –

Homenagem a Leo Soares

A Diretoria da Associação de Violão do Rio tem a satisfação em anunciar a realização do III Concurso Nacional Virtual de Violão da AV-Rio – Homenagem a Leo Soares, com inscrições abertas entre 01 a 21 de abril e as fases Eliminatória, Semifinais e Final realizadas entre 28 de abril a 04 de junho de 2023.

Em 2020 e 2022, a AV-Rio realizou os I e II Concurso Nacional Virtual de Violão da AV-Rio (Homenagem a Sérgio Abreu / Homenagem a Turibio Santos), que contou com a participação de muitos dos mais gabaritados jovens violonistas brasileiros. Efetuados online, com vídeos pré-gravados dos candidatos, esta iniciativa buscou estimular jovens violonistas brasileiros e estrangeiros residentes no país, premiando a excelência instrumental e incentivando a produção de conteúdos de alto nível destinados aos variados universos da Internet. Além de prêmios em dinheiro e recitais (a partir de 2022), em ambos foi oferecido um violão de alto nível do jovem luthier Rogério dos Santos Filho.

Resultados dos certames. I CNVV AV-Rio (2020). Nícolas Porto Silva – 1º Lugar; Eduardo Gutterres – 2º Lugar; Jean Lopes Baiano – 3º Lugar; Rafael Sepulveda: 4ª Lugar. II CNVV AV-Rio (2021): Jean Lopes Baiano – 1º Lugar; Rafael Sepulveda: 2ª Lugar; Matheus Ng: 3º lugar. Tacio Prevatto: 4º lugar.

Modelo online de concursos.

A Comissão da AV-Rio chegou à conclusão que o modelo virtual de concursos democratizaria o acesso de concorrentes oriundos de regiões geográficas distantes do sudeste. Atualmente, acaba ficando bastante caro para concorrentes destas regiões participar de concursos presenciais, que são obrigados a gastar milhares de reais em traslados, hospedagens e alimentação, e sem qualquer garantia de ter algum retorno financeiro.

Sabemos também que o modelo online tem uma questão importante: é muito difícil para os jurados ter uma percepção clara da sonoridade dos concorrentes, em função das variações possíveis de parâmetros como a ressonância da sala onde está sendo gravado o vídeo e a qualidade dos microfones utilizados, entre outros. 

Não obstante, nos certames de 2020 e 2021, foi possível perceber a participação vitoriosa de concorrentes de estados como Rio Grande do Norte ou Rio Grande do Sul, que acontecia com muito menor frequência quando os concursos brasileiros eram somente presenciais. Isso acabou sendo uma consequência da pandemia, que obrigou a todos nós a reexaminar as nossas metodologias e os nossos modelos.

A questão dos estilos

O violão brasileiro é um manancial de riquezas para os violonistas do nosso país. Obras escritas em estilos como o folclore, o choro, a bossa nova e o jazz tem grande ressonância a nível mundial. O repertório que pode ser acessado pelo violão clássico é possivelmente o maior de todos em termos cronológicos. Porque nós podemos tocar quase todo o repertório do alaúde renascentista, da vihuela (ambos do século XVI) , das guitarras renascentista e barroca, sem falar das inúmeras possibilidades de arranjo de obras compostas para violino, violoncelo, cravo e piano, entre outros. Em termos de acesso a musica de vários séculos, talvez somente a flauta doce teria a mesma potencialidade.

Assim, pensamos que seria interessante que o concurso virtual da AV-Rio tivesse um modelo de repertórios variados, no qual os concorrentes poderiam ter sempre a possibilidade de escolha das obras, mas que ao mesmo tempo pedisse peças de cinco períodos/estilos: o repertório anterior a 1800, incluindo os cordofones dedilhados citados acima e os arranjos variados dos repertórios renascentista e barroco; o século XIX, incluindo tanto o repertório composto para a guitarra romântica, o genitor do violão clássico moderno, quanto arranjos de compositores como Albeniz, Granados e Chopin entre outros; obras latino-americanas do século XX e XXI; obras brasileiras dos séculos 20 e 21, incluindo também os repertórios
populares; o repertório internacional do século XX e XXI.

Com isso, pretendemos estimular que os candidatos que participam dos nossos concursos sejam conduzidos a uma pesquisa mais ampla do repertório violonístico.

As homenagens

Achamos por bem destacar a importância de alguns dos nossos principais concertistas/professores, homenageando uma figura destacada em cada concurso. Primeiro, em 2020, foi Sérgio Abreu, cuja partida recente é amargamente sentida. Depois, Turibio Santos, em 2021, e agora, Léo Soares.

As bancas e o modelo de avaliação

O conceito que norteia a avaliação dos certames da AV-Rio é que qualquer avaliação artística contém um elemento subjetivo. Assim, o modelo de avaliação utilizado nos concursos virtuais da AV-Rio conta com um numero alto de jurados qualificados (sempre onze jurados ou mais), para poder retirar as duas notas mais altas e as duas mais baixas da média final de cada concorrente/estilo. A nossa hipótese é que a única objetividade possível seria a soma das notas remanescentes. Os jurados com orientandos participando dos nossos certames também não avaliam seus próprios alunos.

Uma mudança deste ano: a classificação final do III CNVV AV-Rio será baseada nos quatro estilos /períodos executados na Semifinal e Final do concurso.

As premiações

Nossa premiação conta com uma sugestão fundamental de Sérgio Abreu. Em 2020, ele ligou para Nicolas de Souza Barros, para sugerir que entrássemos em contato com o luthier jovem Rogério dos Santos Filho, que Sergio preconizava como um dos importantes luthiers brasileiros do futuro. E Rogério, quando foi feito o contato, ficou satisfeito em poder oferecer para o concurso virtual da AV-Rio um violão de alto nível, com modelo seguindo a tradição “hauseriana” de Sergio Abreu, fundos e laterais de jacarandá e uma tampa de abeto envelhecido (com valor estimado em R$ 13.000,00). Os ganhadores dos concursos passados, Nicolas Porto Silva e Jean Lopes Baiano, reconheceram o grande nível qualidade dos instrumentos por eles recebidos. Além de elevar a premiação em dinheiro do concurso de 2023, o III CNVV AV-Rio também oferece aos 1º e 2º colocados a possibilidade de participar da série “Violões da AV-Rio” em 2024, com uma ajuda de custo de R$ 1.000,00 para cada violonista.