Fundada em 20 de janeiro de 2001, a Associação de Violão do Rio de Janeiro / AV-Rio busca a divulgação e o fomento de ações ligadas ao violão instrumental. Desde 2001, organiza a série mensal Violões da AV-Rio, com mais de duzentos (200) recitais realizados, também abrigando iniciativas importantes como o ProjetoAV-Rio Social, dedicado ao ensino gratuito do violão, um Sarau mensal e a Orquestra de Violões da AV-Rio.
Mantém ou já manteve convênios com a Prefeitura do Rio de Janeiro, o Centro Cultural Justiça Federal do Rio de Janeiro, a Prefeitura de Niterói, o SESC Rio e a Rádio MEC. Ate 2020, a AV-Rio também coordenou três CD`s coletivos e quinze (15) concursos (14 regionais e um nacional), e realizou recitais coletivos em locais como a Sala Cecília Meireles, o Theatro Municipal de Niterói, a Casa de Rui Barbosa e a Sala Baden Powell.
A Série Violões da AV-Rio representa um dos mais importantes espaços para recitais de instrumentistas de outras regiões. Muitos dos mais importantes concertistas brasileiros têm se apresentado ali, assim como instrumentistas de nove países europeus e americanos. Desde 2010, os concertos da série tem acontecido na magnífica Sala das Sessões do Centro Cultural Justiça Federal (RJ), um dos melhores espaços para recitais de violão no Brasil em virtude da sua decor e acústica.
Em 2020, buscando ampliar o escopo das suas ações em prol do violão instrumental brasileiro, a AV-Rio lança o canal AV-Rio/YouTube e o I Concurso Nacional Virtual de Violão da AV-Rio (I CNVV – AV-Rio).